Receba nosso informativo:

ARTIGOS

A metodologia Sadhana Coletiva

Instrutor: Lara Macedo Pascom

O planeta está, cada vez mais, vivendo uma crise de valores humanos. Percebemos nas notícias, nas relações, na produção e no consumo que estamos cada vez mais distantes daqueles valores universais que deveriam reger a nossa sociedade. Esse cenário gerou uma inquietação em duas amigas que resolveram se juntar para pensar e fomentar novas formas de agir. Assim, surgiu a Sadhana Coletiva, a partir da união das intenções da Brenda Bela (@brndbela) e da Lara Pascom (@larapascom) com intuito de darem uma proporção coletiva para aquilo que passaram a viver individualmente através do Yoga.
A Sadhana Coletiva tem como objetivo resolver conflitos éticos e lapsos de desconexão do indivíduo com suas reais motivações e possibilidades de ação diante as circunstâncias cotidianas. A todo momento nos deparamos com a necessidade de fazer escolhas, desde as mais simples até as mais complexas, escolhemos como fazer o descarte de um resíduo, escolhemos a marca de um produto que iremos consumir, escolhemos como nós nos relacionamos com o próximo e também com nós mesmos, escolhemos quem vai trabalhar conosco ou, dado privilégio, escolhemos onde ou com o que vamos trabalhar, escolhemos o que financiamos, escolhemos nossos representantes políticos… Nós escolhemos, desde do micro ao macro, da vivência individual até as decisões democráticas que envolvem o coletivo, do local ao global.
Desta forma, a Sadhana Coletiva se propõe a associar os princípios éticos comuns a todos os seres, que são apresentados pela tradição da Yoga, às situações vivenciadas pelas pessoas, individual e coletivamente, nos diversos aspectos: social, ambiental, político, econômico, cultural, espiritual, entre outros. As condutas norteadas por esses princípios beneficiam todos os seres, inclusive nós mesmos. Assim, buscamos facilitar a conexão com as intenções do indivíduo e clarear as possibilidades de agir em coerência com aquele mundo que desejamos viver.
Atualmente temos como horizonte coletivo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS foram definidos coletivamente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como finalidade nos guiar enquanto sociedade para alcançar esse mundo ideal. Os ODS se concentram em 17 metas para serem atingidas até 2030, você verá mais profundamente cada uma delas, aqui com a gente <3. Portanto, a Sadhana Coletiva une a tradição da Yoga e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, baseando a forma de agir, a conduta ética, o discernimento crítico nos valores do Yoga - que se apresentam impecáveis para tal, e orientando as metas, os planos, os serviços, a força de trabalho e o engajamento para os ODS.
Agora você deve estar se perguntando, como vocês fazem isso? Muitas vezes, Yoga e política parecem distantes, mas são intrinsecamente relacionados. Nós, da Sadhana Coletiva, fazemos isso através de oficinas de diálogo, como por exemplo, o nosso carro chefe “da Essência às Escolhas Políticas” onde abordamos temas da atualidade sob a ótica dos valores do yoga, utilizando a metodologia World Café, que permite extrair do grupo a essência das ideias daqueles que ali estão, abraçando os mais diversos perfis e contextos das pessoas ali presentes. Além disso, trabalhamos também no meio institucional, realizando oficinas para organizações que buscam esclarecer suas diretrizes e/ou avaliar e melhorar a saúde organizacional. Em linhas gerais, a Sadhana Coletiva é uma metodologia que pode ser aplicada em eventos e consultorias. Nosso modelo é flexível e permite a combinação com outras ferramentas e projetos que estejam alinhados com a ética e vislumbrem o bem comum.
Para que vocês possam conhecer melhor o nosso trabalho, vamos fazer uma série de postagens explicando os valores éticos do yoga e as ODS, gerando assim, conteúdo para que possamos fomentar reflexões acerca da temática. Por isso, para saber o que o Yoga tem a ver com Desenvolvimento Sustentável e como nossa metodologia contribui para alcançar esses objetivos, segue a gente nas redes sociais. Preparamos uma série de conteúdos e referências que temos certeza que irá beneficiar você e os outros seres desse planeta!

Com amor,
Sadhana Coletiva.

Coautoria: Brenda Bela e Lara Pascom

Instrutor: Lara Pascom